Bombeiros Militares resgatam pata presa em cacimba há dois dias

20 de setembro de 2024 - 19:30 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra

Bombeiros Militares resgatam pata presa em cacimba há dois dias

3ª Companhia do 2º Batalhão de Bombeiros Militar

Bombeiros Militares resgatam pata presa em cacimba há dois dias, em sítio localizado em Nova Vista, São Gonçalo do Amarante. Área Integrada de Segurança 23 (AIS 23) do Estado.

Inicialmente, a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) acionou o Salvamento 4 do Corpo de Bombeiros às 11h desta sexta-feira (20).

Consequentemente, os bombeiros militares montaram um sistema de ancoragem com multiplicador de força para o resgate. Além disso, utilizaram um tripé, conjunto de moitões, corda e mosquetões para a operação. Finalmente, a pata foi resgatada ilesa de uma cacimba de 15 metros de profundidade e devolvida a seu proprietário.

Por fim, atuaram no resgate da pata o subtenente Magno, o sargento Romão e o soldado Andrade.

Balanço

O CBMCE reportou um aumento nas operações de resgate animal em 2024. Inicialmente, os dados mostram 8.175 resgates entre janeiro e agosto, superando em 2,01% o mesmo período de 2023. Assim, as serpentes lideraram as ocorrências em agosto, com 454 resgates de jiboias. Ademais, gatos, iguanas, cassacos e cães também figuraram entre os animais mais socorridos.

Portanto, a prevenção é fundamental para evitar incidentes com animais silvestres. Primeiramente, o CBMCE alerta para a importância de manter distância de serpentes e outros animais potencialmente perigosos. Adicionalmente, medidas como tampar poços, cercar e sinalizar áreas de risco, além de fechar corredores estreitos, são essenciais. Essas ações protegem a fauna e garantem a segurança da população.

rodapé